sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Topologia no café da manhã.

Para um topólogo, uma xícara de cafe é exatamente igual a uma rosquinha. Aqui está a prova.
Não existe diferença entre uma xícara de café e uma rosquinha pois uma xícara pode ser transformada em uma rosquinha ser ser feito nenhum corte ou colagem, isso é, a transformação é suave.

A topologia é um ramo da matemática pura que estuda, dentre outras coisas, de aplicações (funções) contínuas que chamamos de homeomorfismos. Essas funções nos dão condições de identificar espaços homeomorfos. No exemplo, dizemos que a xícara é homeomorfa à rosquinha.

19 comentários:

  1. Temos um problema aqui: uma xícara É igual a uma rosquinha ou uma xícara É TRASFORMADA em uma rosquinha?

    Esse matemáticos que ficam matando a aula de filosofia hehehe :)))

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A parte matemática da história eu entendi.

    A questão é que se vc diz que não há diferença entre a xícara e a rosca, é que as duas são iguais. Ou a transformação não transforma nada, pois as duas coisas, topologicamente falando, são a mesma coisa.

    Vc sai de uma "forma" pra chegar na mesma "forma". Entendeu agora? Pelo menos eu pensei nisso hehehe

    ResponderExcluir
  4. Agora eu entendi seu comentário. Nesse caso eu digo que a xícara e a rosquinha são iguais.

    A transformação de fato não transforma coisa alguma, ela só, vejamos bem, modifica a maneira como a enxergamos por exemplo no Espaço Euclideano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Em espaços topológicos idênticos (ou homeomorfos) transformações contínuas (que são aquelas onde não a corte ou emendas), equivalem a uma operação com elemento neutro.

      Excluir
  5. ¨a transformação não transforma nada¨
    hauhauhauhauahuahauhaua... só o Gato Camões para soltar uma destas... hauhauhauhaua...

    ResponderExcluir
  6. Esse negócio de uma coisa ser transformada em outra sem corte ou colagem não é meio subjetivo?
    Não entendo bulhufas de matemática, a princípio dá pra entender a tal da transformação suave, mas onde fica o limite?!
    Desculpa a ignorância.

    ResponderExcluir
  7. É claro que eu defini a transformação em termos gerais e sem rigor matemático, as vezes é complicado definir certas coisas até mesmo para um engenheiro quem dirá a quem não estuda ciências exatas, todo caso abordei esse interessante caso para despertar a curiosidade ...

    Vamos lá entao, é claro que uma definição matemática não pode ser subjetiva, ie, dar chance de multiplas interpretações, então teremos que definir como de fato é criada essa tal transformação e porque faz sentido falar que se não houver cortes e colagens podemos garantir que do ponto de vista topológico essas duas coisas (a xícara e a rosquinha) são de fato iguais.

    Pra quem teve interesse em ler até aqui, vale a pena conferir então a solução um pouco (mas nem tanto) detalhada desse curioso caso matemático no próximo post.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a animação!!! Muito legal, apesar de achar que isso é coisa de doido...hahhaha! Mas valeu a pena, entendi a comparação.

    ResponderExcluir
  9. "A transformação em questão é uma aplicação suave, isto é, bijetora, contínua e com derivada também contínua. Essa aplicação também é chamada de homeomorfismo."

    substitua por

    A transformação em questão é uma aplicação contínua bijetora, com derivada também contínua. Essa aplicação também é chamada de homeomorfismo.

    ResponderExcluir
  10. CLARO QUE NÓS MATEMÁTICOS ESTUDAMOS FILOSOFIA...VC LEU MUNDO DE SOFIA QUANTAS VEZES???

    ResponderExcluir
  11. Leonardo Prof de Matemática.

    Não é uma transformação topológica poquer quando o fundo da caneca é deslocado, pontos que tinham uma determinada vizinhança passaram a ter outra e isso faz com que nao seja uma transformação topológica.

    ResponderExcluir
  12. Leonardo,

    É uma transformação topológica. O fundo da caneca não é deslocado para cima. Provavelmente você está se confundindo no seguinte sentido, o "fundo da caneca" tem um lado interior e um exterior, nesse caso o fundo interior é inflado para cima.

    A transformação mostrada em forma de animação é de fato topológica, a superfície é uma variedade 2 dimensional compacta e conexa. Uma transformação topológica preserva esses invariantes topológicos.

    ResponderExcluir
  13. É preciso lembrar que a Topologia é uma geometria não euclidiana, paramétrica. Assim, as superfícies são idênticas se não houver corte e torção, pois esses movimentos modificam a estrutura. Se houver esticamento, apenas, não há essa modificação estrutural, apenas imaginária.

    ResponderExcluir
  14. Sei concordo com você mas como pode ver os pontos da borda de cima da caneca nao tem viviznhança com a parte interna do fundo e após a transformãção passa a ter. Mesmo o fundo inflado com você se refere, ve-se claramente um circulo se deslocando para cima e fazendo nosvas vizinhanças com a parte de cima do cilindro. Muito bem feita a animação mas ela mostra claremente o circulo se deslocando e assumindo novas vizinhanças.
    Esse é apenas meu modo de ver o desenho.
    Mas parebéns por estar proporcionando novas discussões a respeito da matemática. Estou Fazendo mestrado em Ed. Matemática e meu trabalho de uma das matérias é Topoligia, farei um seminário. Se vc tiver algum material disponivel e puder me enviar ficaria grato.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Deixe seu email (depois eu apago o comentario com seu email) e te envio links com materiais interessantes.
    Topologia geral ? ou algum tema específico ?
    Abrcs

    ResponderExcluir
  16. Legal a animação. Desse que eu possa torcer , esticar sem perfurar ou rascar a superfice a mesma será um homeomorfismo. Isso ocorre devido a continuida. Raquel Costa

    ResponderExcluir
  17. Faz-me confusão como é que à centenas de anos cientistas de matemática e metafísica conseguem cavalgar erros grosseiros de espaços dimensionais. É que um espaço unidimensional só é visível matemáticamente pela lógica de haver o número um independentemente dos outros números, mas fisicamente não se consegue imaginar um espaço unidimensional. e posso explicar que só conseguimos imaginar o espaço bidimensional e o dobro do tridimensional. a concepção do espaço bidimensional pela comunidade cientifica está errada. o meu endereço: luislirio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. A força da gravidade é um dos factores de transição dimensional. Para saber mais contactar: polendeluar@live.com.pt

    ResponderExcluir

 
Gabriel Dias Pais

Criar seu atalho