sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A matemática pode ajudar na guerra contra o terrorismo ?

PISCATAWAY, N.J. - Tradução: Gabriel Dias Pais -- Um pequeno grupo de estudiosos foram convocados em 2004 (sim, faz tempo eu sei ! Mas é interessante, continue lendo ) na Universidade de Rutgers para considerar como a Teoria da Ordem, um ramo da matemática que estuda vários tipos de relações binárias que capturam a noção intuitiva de ordem matemática poderia ser aplicada na guerra contra o terrorismo.

Pode até parecer ridículo que pessoas que habitam esse mundo de conceitos reticulados, conjuntos parcialmente ordenados, etc, se deixem pensar que podem afetar uma guerra que está acontecendo nas ruas de Bagdá e nas remotas montanhas do norte do Paquistão mas a guerra contra o terrorismo é combatida até mesmo no ciberespaço, na mente das pessoas, da Califórnia a New York City. Matemáticos sentem-se confortáveis com essas abstrações.

"Não é apenas teórico", disse Fred Roberts, diretor do Centro de Matemática Discreta e Computação Teórica Rutgers, o instituto de investigação onde a conferência foi realizada.

O terrorismo tem cérebro. Você não precisa de influência política, militar ou de recursos económicos para plantar bombas ou tomar reféns, mas sem cérebro, o terrorismo não é nada mais do que violência aleatória.

Considere a Al-Qaeda, resposável pelo atentado em New York e Washington, DC, alguns anos atrás. Foi necessária uma força de apenas 20 homens armados, mas foi tão brilhantemente concebida, meticulosamente planejada e profundamente preocupada com a política global que mudaria o mundo.

"O terrorismo é um jogo de raciocínio", disse o especialista em terrorismo Gordon Woo.

O matemático Jonathan Farly do Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT disse que teve a idéia de organizar o encontro após assistir o filme Uma mente brilhante. O filme conta a histŕia do matemático Jonh Forbes Nash cujo trabalho em Teoria de Jogos encontrou aplicações em estratégias militares da Guerra Fria, no comércio internacional e até mesmo em leilões de frequências pela Comissão Federal de Comunicação.

"Eu sou um matemático puro, então eu sou completamente inútil para grande parte das pessoas", disse Farley (hahaha essa foi ótima !), "Mas seria interessante aproveitar algo que produzimos e fazer útil para as pessoas -- quem sabe até mesmo dar um tipo de salvação a elas."

Algumas idéias pareceram promissoras, disse Nelson. O mais intrigante foram os serviços de informações que poderiam ajudar a reduzir as grandes quantidades de dados que existem. Outras propostas estavam "a uma longa distância lógica" do mundo real. Nem tudo foi fácil de compreender, disse ele, até mesmo para um engenheiro de sistemas. ( aliás ... esta aí a explicação ... hahaha )

Teoricamente, disse Farley, a matemática abstrata poderia ajudar os serviços oficiais de inteligência a descobrir a forma mais eficiente de desativar uma rede terrorista.

Digamos que é mais barato ou mais prático ir atrás de uma rede terrorista de "chefias" e não de "paus-mandados". Quantos desse líderes seria necessário remover a fim de destruir as comunicações entre a cípula de comando e os mártires suicidas ? Existem um ou dois indivíduos-chave cuja captura quebraria completamente a estrutura de comando?

A Teoria da Ordem tem tudo a ver com essas questões.

"Isso ajuda a decidir onde aplicar os recursos" disse Farley.

É claro que muitas vezes a estrutura organizacional de grupos terroristas não é conhecida. Técnicas matemáticas podem também ser aplicadas a esse problema, com o uso de programas computacionais que operem sobre banco de dados gigantescos procurando conexões entre indivíduos, localizações e acontecimentos. Por exemplo, um programa poderia descobrir que todos os envolvidos em um determinado ataque terrorista frequentaram a mesma mesquita londrina. Ou poderia encontrar um grande número de mensagens de e-mail entre membros de uma rede terrorista na Alemanha e outra nos Estados Unidos, sugerindo assim um possível trabalho em conjunto.

Técnicas em mineração de dados não são novidade. Mas o recente crescimento do poder computacional tem impulsionado inovações na área.

Jafar Adibi, um cientista de computação da Universidade do Sul da Califórnia, está desenvolvendo maneiras de encontrar ligações ocultas entre os terroristas e os seus contatos "ainda-desconhecidos" confederados.

"Estamos tentando encontrar o maior número possível desses 'bad guys'." disse Adibi.

A técnica baseia-se em criar inicialmente um grupo de terroristas conhecidos. Em seguida, analisar a base de dados a fim de encontrar coisas que aqueles terroristas conhecidos têm em comum com outras pessoas, tais como chamadas telefônicas, locais de culto, afiliações políticas ou tipo sanguíneo.

O programa conclui que alguém que tenha suficiente conexões de certo tipo com um terrorista conhecido é provavelmente também um.

Adibi testou seu programa usando um banco de dados construido apartir de nomes encontrados em jornais e outros meios públicos de informação. Ele rotulou 20% dos membros de grupos terroristas como "conhecidos" e desafiou o programa a encontrar os membros restantes. Três em cada dez pessoas que o programa identificou como "bad guys" eram realmente terroristas.

Adibi disse que espera melhorar esses números. Mas todo caso, programas como esse podem ajudar no combate a redes terroristas encontrando suspeitos. Retenções de suspeitos em massa muitas vezes acabam afetando alguns inocentes, disse Woo.

fonte: www.wired.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Gabriel Dias Pais

Criar seu atalho