domingo, 15 de fevereiro de 2009

O Teorema de Fermat-Wiles

O último teorema de Fermat, assim como ficou conhecido, se originou de uma pequena observação escrita por Fermat às margens de uma tradução do Arithmetica de Diofanto.

Teorema [Último teorema de Fermat]: não existem inteiros x,y,z tais que xn + yn = zn para n>2.

O caso em que n=2 é conhecido como Teorema de Pitágoras e diz que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Existem obviamente infinitas soluções para esse caso, (3,4,5) é o exemplo mais comum. No entanto se na equação acima trocar a potência 2 por 3, não existem x,y,z que satisfaçam a igualdade. Trocando novamente a potência 3 por 4 e assim por diante Fermat observou que obtinha equações que não tinham soluções. Assim surgiu a conjectura1.

Após suas conclusões Fermat deixou indícios que saberia demostrar a sua conjectura nas margens de seu livro.
"Encontrei uma demonstração verdadeiramente maravilhosa disto, mas esta margem é estreita demais para contê-la."
A partir daquele momento, nascia o problema que iria confundir e frustrar os matemáticos mais brilhantes do mundo por mais de 350 anos. O último teorema de Fermat, tornou-se o Santo Graal da matemática.

A fama do último teorema de Fermat deriva unicamente da tremenda dificuldade em demonstrá-lo. No entanto, os comentários de Fermat na margem do seu livro serviam como um desafio ao mundo. Este problema é imensamente difícil e, no entanto, pode ser enunciado de uma forma que qualquer estudante possa entender. À medida em que os anos foram se passando, mais e mais matemáticos brilhantes se viram derrotados e frustrados por fracassarem em sua prova: o último teorema de Fermat ganhava notoriedade.

Pierre de Fermat foi o matemático mais importante de sua época no entanto nunca teve formalmente a matemática como a principal atividade de sua vida. Jurista e magistrado por profissão, dedicava à Matemática apenas suas horas de lazer.

"Fermat é um fanfarrão." (Descartes)

Uma prova elegante em matemática é uma prova pequena e simples. Em 1995, Andrew Wiles um matemático britânico demonstrou o último teorema de Fermat usando uma matemática avançadíssima e nada elegante.

Supondo que Fermat soubesse a solução, (existem pessoas que desconfiam que Fermat era realmente um fanfarrão), haveria uma demonstração mais simples para o último teorema, usando os conhecimentos matemáticos do século XVII. Mas isto é um outro problema...

Assista a seguir um documentário excelente da BBC sobre o Último Teorema de Fermat.




Quem não conseguir assistir baixe o vídeo no link abaixo
http://www.4shared.com/file/87858258/d6972aa5/fermat.html


Observações

Este teorema não tem aplicação nenhuma per se: ele toma um valor importante, no entanto, devido às idéias e às ferramentas matemáticas que foram inventadas e desenvolvidas para prová-lo. Pode-se entender este teorema graficamente considerando-se a curva da equação
xn + yn = 1 quando n > 2, essa curva não passa por nenhum ponto com coordenadas racionais diferentes de zero.

Glossário

1. Em matemática uma conjectura é uma conclusão que apesar de não ter sido demonstrada, isto é ainda não existe uma prova, parece ser uma verdade incontestável pois de alguma forma não existem contra-exemplos para invalidar a tese.

10 comentários:

  1. Já provei esse teorema muito antes desse cara, é que não publiquei por ser modesto demais!

    Amplexos!

    ResponderExcluir
  2. Poxa vida Gato Camoes, Estou mesmo vendo que es mesmo MODESTO de mais...

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu inventei toda a Matemática. Os seres humanos que roubaram a autoria de mim.

    Sem mais. Amplexos! :)))

    ResponderExcluir
  4. Poderia citar fontes, Nemo? Apenas para lermos mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. Bom, as fontes para escrever esse post foram basicamente do wikipedia. Os links eu deixei em algumas palavras-chave: Pierre de Fermat, Andrew Wiles, Teo de pitágoras etc...

    Um site que eu recomendo muito a leitura é http://mathworld.wolfram.com

    Tem muita coisa legal lá (in english). Inclusive está nos "Links Interessantes" do blog.

    Enjoy !

    ResponderExcluir
  6. No ICMC tem o livro O último teorema de Fermat. Foi escrito por um físico amigo de Andrew Wiles e que de certa forma participou dessa descoberta. É um livro em tanto. Eu lí e recomendo.

    A Profa Franklina aliás me pediu para divulgar o livro. Com a alta procura pelo livro ela terá argumentos para convencer o departamento a comprar novos livros relacionados...

    Heheheh. Espero que ela leia esse post !

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha ouvido falar nesse teorema, e na dificuldade de provar. Mas o "santo graal da matemática", por isso eu não esperava!

    ResponderExcluir
  8. eu fiz uma tatoo cobrindo as costas que conta essa estória de uma forma lúdica e hipotetica!!!
    to terminando ela ainda.....essa magia do teorema me encantou desde o inicio fa facul!!

    ResponderExcluir
  9. EXISTE UM LIVRO FANTÁSTICO CHAMADO: O ÚLTIMO TEOREMA DE FERMAT...QUEM GOSTA DE MATEMATICA ENCONTRARÁ MUITO MAIS DO QUE PROCURA...LIVRO MUITO BEM FEITO.

    ResponderExcluir
  10. Gostei do post, "O Ultimo teorema de Fermat" sempre me despertou curiosidade, sou estudante e um dos meus objetivos é entender toda a matemática usado por Wiles para provar este lindo teorema...

    ResponderExcluir

 
Gabriel Dias Pais

Criar seu atalho