quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Matemática Aplicada à Finanças

Olá leitores,

Estive um tempo ausente por diversos motivos: fim da graduação e ínicio do mestrado foram os principais. Sim, agora sou oficialmente Bacharel em Matemática Aplicada pela USP (salve salve).

Quando eu entrei na universidade eu já sabia que se dependesse somente da minha vontade eu seguiria carreira científica, e foi exatamente o que ocorreu. Durante a graduação eu fiz três Iniciações Científicas (em Computação Científica e Matemática) e dessa forma potencializei a minha vontade de ser pesquisador. Após cinco anos fui aprovado em todos os processos seletivos de mestrado que disputei: escolhi fazer Mestrado em Engenharia de Produção no ITA.

Hoje, na véspera de iniciar as minhas aulas no mestrado confesso que estou ansioso e muito disposto a superar qualquer dificuldade para desenvolver minha carreira como pesquisador. Atualmente estou estudando modelos matemáticos de suporte a decisão, um pouco de finanças e econometria (que nada mais é do que estatística aplicada à economia).

Para finalizar esse post eu vou colar um texto do prefácio de um livro que estou estudando e serve de motivação para quem é formado em matemática e tem interesse em atuar na área financeira.


"O uso de modelos matemáticos no planejamento e gestão de carteiras de investimento vem se tornando cada vez mais evidente na área financeira. Isso se deve em parte à crescente preocupação com o desempenho de fundos de ativos financeiros de risco em um mercado integrado e altamente competitivo, sob grande influência de fatores externos e de difícil controle. A globalização e o desenvolvimento tecnológico proporcionam um enorme fluxo diário de informações, que deve ser rapidamente processado para auxiliar os gestores de fundos financeiros na tomada de suas decisões, tornando cada vez mais relevante o uso de ferramentas estatísticas e de otimização no planejamento e na gestão financeira."
 
Gabriel Dias Pais

Criar seu atalho