quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Matemática Aplicada à Finanças

Olá leitores,

Estive um tempo ausente por diversos motivos: fim da graduação e ínicio do mestrado foram os principais. Sim, agora sou oficialmente Bacharel em Matemática Aplicada pela USP (salve salve).

Quando eu entrei na universidade eu já sabia que se dependesse somente da minha vontade eu seguiria carreira científica, e foi exatamente o que ocorreu. Durante a graduação eu fiz três Iniciações Científicas (em Computação Científica e Matemática) e dessa forma potencializei a minha vontade de ser pesquisador. Após cinco anos fui aprovado em todos os processos seletivos de mestrado que disputei: escolhi fazer Mestrado em Engenharia de Produção no ITA.

Hoje, na véspera de iniciar as minhas aulas no mestrado confesso que estou ansioso e muito disposto a superar qualquer dificuldade para desenvolver minha carreira como pesquisador. Atualmente estou estudando modelos matemáticos de suporte a decisão, um pouco de finanças e econometria (que nada mais é do que estatística aplicada à economia).

Para finalizar esse post eu vou colar um texto do prefácio de um livro que estou estudando e serve de motivação para quem é formado em matemática e tem interesse em atuar na área financeira.


"O uso de modelos matemáticos no planejamento e gestão de carteiras de investimento vem se tornando cada vez mais evidente na área financeira. Isso se deve em parte à crescente preocupação com o desempenho de fundos de ativos financeiros de risco em um mercado integrado e altamente competitivo, sob grande influência de fatores externos e de difícil controle. A globalização e o desenvolvimento tecnológico proporcionam um enorme fluxo diário de informações, que deve ser rapidamente processado para auxiliar os gestores de fundos financeiros na tomada de suas decisões, tornando cada vez mais relevante o uso de ferramentas estatísticas e de otimização no planejamento e na gestão financeira."

5 comentários:

  1. Olá Gabriel Pais,

    Parabéns por sua aprovação no mestrado.
    Bom, sou estudante do curso de matemática, estou no quarto ano e iniciando a minha monografia. Como sempre me interessei pela área financeira eu acabei encontrando o seu blog na net e gostaria de trocar algumas idéias a respeito do tema, algumas dicas, estou um pouco perdido quanto ao tema que devo desenvolver e acredito que conversando com pessoas que conhecem mais desta área eu consiga me sair melhor.

    Grato pela atenção,

    Raphael Ferreira
    rapferreira_85@msn.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael, vou te adicionar !
    Estou entrando agora em um projeto de Risco de Crédito, em breve vou publicar uma introdução ao tema e motivações. A área de risco dentro de finanças em particular é muito fundamentada em modelos estatísticos e computacionais. Mais detalhes em breve, aguarde !
    abrcs

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel, estou estudando economia na UFRPE e fiquei bastante interessada pela cadeira de Matemática Financeira Aplicada!
    :D
    http://manunatureza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel, poderia me falar de qual livro você retirou o texto acima ? Pois tenho grande interesse na área e parece ser um bom livro.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o livro e Value ar Risk do Jorion. Abraços

      Excluir

 
Gabriel Dias Pais

Criar seu atalho