quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Quer ser um Quant ?

Quant é o profissional do presente, o analista quantitativo e analítico capaz de investigar uma base de dados, criar um software em C++, coordenar a implementação de um projecto e entender como as possíveis mudanças macroeconómicas podem influenciar uma determinada carteira de investimentos. Um Quant geralmente pode ser um engenheiro, um cientista da computação, um matematico ou um fisico.


Quando eu conheci o termo eu já era um Quant, logo não posso te dar dicas sobre como se tornar um Quant mas se te interessar seguem algumas informações sobre o que é e o que um Quant pode fazer.


O termo é uma abreviação para a palavra quantitativo e foi citada pela primeira vez em 1979 quando a revista Forbes caracterizou os Quants como "jovens consultores que fazem grande parte do seu monitoramento de riscos através de análises quantitativas".


Os Quants trouxeram para Wall Street e para a mesa de operações do mercado financeiro os sofisticados modelos matemáticos e computacionais da academia. O impacto dos "rocket scientist", como eram chamados no inicio, no modus operandi do mercado financeiro global é inegável, dentre as diversas mudanças que ocorreram com o natural desenvolvimento tecnológico podemos citar o novo mercado electrónico (substituto do pregão viva voz), os novos instrumentos financeiros entre eles os derivativos e os HFTs (High Frequency Traders, operadores de alta frequência que atualmente alimentam a liquidez dos mercados). Todas essas mudanças incluem melhorias e novos desafios.


Diversas novas áreas de pesquisa surgiram, entre elas Engenharia Financeira e Fisica Económica que aplicam respectivamente técnicas e ferramentas da engenharia e da fisica para resolver problemas do sistema financeiro. No Brasil ainda não temos cursos de graduação dedicados a formação de profissionais para esse mercado, na pós graduação esses temas são pesquisados por alunos dos departamentos de engenharia de produção e fisica como temas multiciplinares. O unico curso de pós graduação exclusivamente dedicado ao tema é oferecido em um MBA da Escola Politecnica da USP, o curso surgiu quase que como consequência direta da demanda de profissionais especializados e do pioneirismo de ex alunos da EP também fundadores da empresa Luz Engenharia Financeira.


Compartilho com voces alguns textos para leitura e motivação.


The Quants

On becoming a Quant

My life as a Quant


Se voce já é um Quant, eu tenho uma outra motivação: o mercado está contratando e pagando muito bem. Segue um link com oportunidades para Quants na America ...


http://www.quantfinancejobs.com/


O Brasil precisa de Quants, seja um.

3 comentários:

  1. Também existe o bacharelado em Ciências Atuariais oferecido pela FEA-USP. Esse curso, apesar de um tanto desconhecido, visa formar engenheiros financeiros (atuários) para lidar com a análise e o gerenciamento de risco, desde de pensões e seguros até o próprio mercado financeiro em si. https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=12&codcur=12042&codhab=4&tipo=N

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu respeito muito o trabalho dos atuários, pelos seu conhecimentos em matematica financeira e estatística;
      Mas um atuários está muito longe de ser um engenheiro. Engenheiros são, de um forma bastante simplificada, físicos com foco na resolução de problemas. O atuários em um estatistico com grande conhecimento em contabilidade , economia e matematica financeira.

      Obs: Nao quero ofender ninguem, e reitero que eu valorizo muito o trabalho do atuario.

      Excluir
  2. IMPA tbm. Mestrado profissional em métodos matemáticos em finanças.

    ResponderExcluir

 
Gabriel Dias Pais

Criar seu atalho