domingo, 20 de novembro de 2011

Richard Feymann

Caros amigos e leitores,

Recomendo a leitura do livro "Surely, you are joking Mr Feymann !". Ao terminar de ler o livro tive a impressão que eu poderia ter feito física ao invés de matemática aplicada. Na realidade essa conclusão reforça ainda mais a minha suspeita de que se o conjunto de todas as profissões fosse um grupo, matemática e física certamente formariam o grupo gerador. O que pode ser traduzido em português usando as palavras de Edésio Sibrao (Diretor sócio fundador da LUZ Engenharia Financeira)
"O formando em física pode trabalhar em qualquer área. Acho que uma boa analogia para exemplificar isso é a seguinte: enquanto os cursos de medicina ou direito, por exemplo, formam ‘células especialistas’, o curso de física formam ‘células tronco’.”
Arrisco me a dizer que em essência toda criança nasce cientista. Partimos do nada, desconhecemos completamente o mundo ao redor mas impulsionados pela curiosidade iniciamos uma eterna observação do mundo, interagimos com ele, aprendemos com tentativas e erros. A formulação de hipóteses, experimentações e síntese de conclusões fluem naturalmente. Essa taxa de aprendizado tem crescimento decrescente para a maioria das pessoas. (será que até mesmo negativo em algum momento da vida ?).
O trabalho de pesquisa de um cientista é árduo mas pode ser muito prazeroso. Cientistas não são gênios, não são de outro mundo, não possuem poderes especiais. Essa é a imagem que Feymann passa em sua auto biografia. Mas ser cientista tem também um lado especial, acredito que ser cientista é como estar a frente do seu tempo, é ser capaz de propor soluções para os problemas que o restante do mundo só é capaz de sentir os efeitos.
Richard Feymann, prêmio nóbel em física no ano de 1965 por sua contribuição em física quântica, trabalhou durante vários anos em projetos militares nos anos da segunda guerra mundial. Seu livro narra os bastidores da construção da bomba atômica, sua fascinação por abrir cofres, sua filosofia da ciência, suas visitas ao Brasil e até mesmo um grande interesse no carnaval brasileiro.
Feymann é um fanfarrão.
Fica então a dica de uma leitura agradável. Não espero converter muitos a serem cientistas, espero despertar os muitos cientistas por vocação que nosso pais perde por falta de informação e estrutura.

Eu comprei o livro via Amazon: barato, em inglês e com entrega rápida. Vale a pena comprar ! Mas se quiserem dar uma olhadinha antes ... segue o link para download.

Um comentário:

 
Gabriel Dias Pais

Criar seu atalho